A inspeção de riscos não ajuda em nada

A inspeção de riscos não ajuda em nada

A INSPEÇÃO DE RISCOS NÃO AJUDA EM NADA

Bem, se você acha que a inspeção de riscos não ajuda em nada, este artigo vai ser muito útil.

Muitas empresas acabam deixando de lado a realização de uma criteriosa inspeção de riscos em seus negócios, por três motivos básicos:

– acham que já sabem todos os riscos de seus negócios;

– não querem procurar o famoso “pelo em ovo”;

– desconsideram totalmente o gerenciamento de riscos.

Tenho uma péssima notícia para quem pensa desta forma:

– O prejuízo e as perdas estão batendo à sua porta.

Quando aplicamos esta técnica nas empresas nós elaboramos um material diagnóstico completo e bastante detalhado sobre todas as situações da empresa, tanto em relação ao seu modus operandi, quanto todos os detalhes que cercam seu processo. Seus fornecedores, insumos, manutenção e todos os demais aspectos relacionados a mesma. Quando alguém diz que a inspeção de riscos não ajuda em nada, ou ela não viu o relatório final gerado neste serviço, ou recebeu um material mal elaborado.

SERÁ QUE A INSPEÇÃO DE RISCOS AJUDA?

Inúmeras vezes nos deparamos com situações que alavancaram as empresas por causa da realização de uma mudança simples. Muitas delas sem emprego algum de recursos financeiros. E sabe onde isso gerou resultado? No bolso do empresário, no patrimônio da empresa, na qualidade de vida de sua equipe de trabalho, em suas operações internas e externas. Vemos uma quantidade imensa de variáveis e indicadores pronunciarem resultados positivos para a empresa. O resultado de uma inspeção de risco, quando visto como um trabalho estratégico de mitigação e controle de riscos, contribui rapidamente com a empresa. Tudo que foi mapeado e descrito ali passa a compor um plano de ação, onde ações emergenciais precisam ser tomadas, isto é verdade, mas o bom e velho planejamento fazem com que a empresa se posicione de forma proativa e positiva no enfrentamento daquelas situações que precisam ser melhoradas. A antecipação vira uma potente arma geradora de resultados. Os frutos de tudo isso tornam-se visíveis até mesmo quando a empresa vai ao mercado contratar seguros, tamanho é o impacto das ações promovidas pela inspeção de riscos.

A R&D atua há muitos anos no desenvolvimento de materiais que ajudam as empresas em seu desenvolvimento. Ajuda a encontrar alternativas para riscos que possuem necessidade de enfrentamento, porque geram resultados positivos. Ajuda a empresa enxergar valor no gerenciamento de risco através das técnicas que utiliza, que demonstram com simplicidade os resultados que a empresa pode atingir em cada risco gerenciado.

Augusto Binda

Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho
Risk Management – AIRM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *